Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é feito a partir do fruto da amendoeira que se chama, simplesmente, amêndoa. O melhor óleo é extraído a frio e não pode ser refinado – só assim preserva todas as suas características nutritivas e de cuidado. Além disso, o óleo caracteriza-se pela sua cor amarelo clara, pelo seu sabor doce e aroma praticamente inexistente. Este produto natural pode ser usado no cuidado capilar, facial e da pele. Outro ponto importante a referir é que o óleo de amêndoa é também conhecido como um óleo de secagem. Porquê? Porque a sua composição é parecida com a estrutura do corpo humano. Por essa razão, é fácil de aplicar, é rapidamente absorvido e não deixa camadas gordurosas na superfície do corpo. Vale a pena mencionar que o óleo de amêndoa pode ser usado como fase oleosa nas preparações caseiras. Com isto em mente, podemos produzir cosméticos indicados particularmente para o cuidado do corpo, rosto ou cabelo. É fundamental não esquecer que este tipo de cosmético caseiro deve ser usado no prazo de seis meses. Este é o período de tempo exato em que é seguro aplicar óleo de amêndoa no corpo.

Qual a ação do óleo de amêndoa quando é aplicado no cabelo? Quando é aplicado sistematicamente, o óleo de amêndoa restaura a condição dos cabelos danificados e secos. Os cabelos quebradiços e a queda de cabelo deixam também de ser um problema. Adicionalmente, esta substância natural é capaz de nutrirsuavizar, e conferir brilho ao cabelo. Também evita que as pontas fiquem espigadas. Como aplicar o óleo de amêndoa? Em suma, o produto deve ser aplicado no cabelo, atravessando as palmas das mãos pelo comprimento do cabelo. Passado cerca de uma hora, o óleo de ser removido usando um champô delicado. Este tipo de procedimento pode ser efetuado uma vez por semana. Sugere-se a realização de duas ou três sessões por semana para cabelos extremamente danificados.

O óleo de amêndoa é também conhecido pelas suas características protetoras. Pode ser aplicado imediatamente antes da exposição solar, de uma ida à piscina ou no inverno, especialmente quando não usamos gorro. É também útil para revestir as pontas, uma vez que esta é a parte do cabelo que fica danificada mais facilmente. Para concluir, o óleo de amêndoa reveste cada fio de cabelo com uma barreira protetora especial. O ‘escudo’ protege contra a radiação solar, o cloro e outras impurezas que derivam do ambiente.