Qual é o melhor óleo?
A verdade é que é difícil escolher um cosmético que satisfaça as necessidades do cabelo e as nossas expectativas ao mesmo tempo. Somos confrontadas com o mesmo dilema ao escolher um cosmético de cuidado capilar. Continue a ler o artigo para ficar a saber qual é o melhor óleo para o seu cabelo.
Em primeiro lugar, defina as necessidades do seu cabelo com precisão. Descubra o tipo de porosidade dos fios – por outras palavras, quão subidas estão as cutículas. Na verdade, esta é a característica que determina o óleo que deve escolher. Adicionalmente, deve descobrir quais são as necessidades do seu cabelo – necessitam de hidratação, suavidade ou regeneração? O óleo também pode ser adequado para a estilização capilar, especialmente quando utiliza acessórios térmicos. Outra vantagem deste tipo de cosmético natural é que facilita o desembaraçar. O óleo pode ser aplicado no cabelo logo após a exposição solar – a película protege os fios contra a radiação solar.
Em segundo lugar, o produto pode ser usado no tratamento capilar com óleo. E, de novo, o tipo de óleo deve ser selecionado da mesma forma que escolhe outros métodos de cuidado capilar – tudo depende do tipo de porosidade capilar. Igualmente importantes são as substâncias incluídas na composição do óleo. Os mais importantes são os ácidos gordos, como ómega 3, ómega 6, ómega 7 e ómega 9. A sua concentração determina, por exemplo, o modo de absorção do óleo, a forma como as substâncias cuidam do cabelo, ou se são fáceis de remover ou não. A escolha do óleo certo depende também dos tipos de cabelo e couro cabeludo. O óleos de sésamo, coco, jojoba, amêndoa e argão são perfeitos para o tratamento de cabelos secos e danificados. Os cabelos oleosos devem ser tratados com óleo de jojoba ou azeitona. O óleo da árvore do chá ajuda no combate à caspa.
Em terceiro lugar, o óleo deve apresentar a melhor qualidade possível. É sequer possível verificar esta propriedade? Felizmente, basta encontrar as informações que não indiquem se o óleo foi extraído a frio e não foi refinado. No processo de extração por pressão a frio, as sementes não são aquecidas durante a extração do óleo. Se o óleo não é refinado, isso significa que não foram retiradas quaisquer vitaminas ou minerais ao produto. A pressão a frio não destrói os ácidos gordos nem as vitaminas incluídas nos óleos. A refinação, por outras palavras, é um processo de purificação que elimina, entre outras, as substâncias nutritivas de um líquido (neste caso, um óleo).
Em quarto lugar, o melhor será comprar o óleo diretamente ao fabricante. O rótulo deve conter todas as informações associadas à composição, modo de obtenção do óleo e armazenamento. Para ajudar o óleo a preservar a sua frescura, este deve ser armazenado num frasco de vidro escuro longe do cabelo e da exposição solar. Se comprar o óleo numa farmácia ou numa loja de produtos ecológicos, é boa prática perguntar em que condições deve ser armazenado o óleo. Depois de seguirmos os passados acima referidos, podemos realizar o tratamento capilar com óleo.