Queda de cabelo? Experimente os óleos capilares!
A queda de cabelo é um problema sério para muitas mulheres. Este problema ocorre por diversas razões . A mais comuns são o stress, uma dieta pobre, estimulantes (álcool, tabaco), alterações hormonais, aplicação de cosméticos agressivos, tratamentos de cabeleireiro (colorações, permanente, secagem, alisamento, etc.) e até a utilização de elásticos muito apertados. Consequentemente, o cabelo fica quebradiço e começa a cair. A deterioração geral do estado do cabelo pode ser acompanhada de outros problemas como o aparecimento prematuro de brancas, caspa, e a produção excessiva de sebo.
A queda de cabelo não se deve apenas à falta de vitaminas e minerais. Este problema pode ocorrer se não fornecermos ácidos gordos ao cabelo. Estes elementos preciosos podem ser encontrados, por exemplo, em óleos cosméticos. Os óleos mais populares que podem ser usados no cuidado capilar são o óleo de rícino, óleo de linhaça, e óleo de argão.
O óleo de rícino é um cosmético facilmente acessível – pode ser adquirido em praticamente todas as farmácias e não é muito caro. Este tipo de produto pode ser misturado com água. Será mais fácil aplicar este tipo de condicionador caseiro se este for vertido para um frasco com um atomizador. No entanto, se desejarmos fortalecer e regenerar o cabelo mais eficazmente, sugere-se a utilização de outro método de cuidado capilar. O melhor será esfregar uma pequena quantidade do cosmético no couro cabeludo. Se fizer uma massagem no couro cabeludo está a estimular a circulação sanguínea e a fazer com que as substâncias nutritivas penetrem mais rapidamente nas raízes.
A consistência do óleo pode, contudo, parece problemática. É bastante densa, pelo que deve guardar algum tempo para a última etapa deste tipo de cuidado capilar – lavagem. Não é recomendada a aplicação de óleo de rícino em cabelos loiros, já que apresenta propriedades de escurecimento. A ação do óleo é melhorada quando o cabelo está envolvido com uma toalha. A quantidade de óleo aplicada e o tempo dedicada para o tratamento dependem da condição e do nível de danos do cabelo.
O óleo de linhaça pode ser aplicado de duas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, pode ser ingerido todas as noites ou adicionado a saladas. Em segundo lugar, pode ser aplicado como preparação de lavagem do cabelo. O óleo de linhaça contém vitamina E, ácidos gordos polinsaturados ómega–3, ómega–6 e ácidos monoinsaturados. Este óleo deve ser espalhado nos cabelos danificados e desidratados, dando especial atenção às pontas. O óleo de linhaça combate a caspa, a fragilidade e é bom a resolver inúmeros problemas do couro cabeludo.
O óleo de argão é um dos produtos de cuidado capilar mais populares. Dada a sua origem e cor, é também denominado ‘Ouro Líquido de Marrocos’. Contém inúmeras vitaminas, minerais e ácidos gordos preciosos. Na verdade, o óleo de argão pode ser aplicado noutras partes do corpo além do cabelo. É recomendado para o cuidado do corpo e do rosto. Apresenta propriedades hidratantes, calmante e nutritivas. Além disso, previne as rugas e as descolorações. Se for aplicado regularmente, o óleo de argão impede que as pontas fiquem espigadas e o cabelo frisado.