Manteiga de karité
A manteiga de karité é extraída de uma planta chamada Vitellaria. O local onde estas plantas crescem denomina-se ”cinturão de karité”. Atravessa 7 países africanos, como o Gana, o Togo e a Nigéria, para indicar apenas alguns. Os europeus descobriram a árvore do karité no século XVIII. Cem anos depois, a árvore foi classificada como uma planta botânica. E todos estes acontecimentos foram possíveis graças a Mungo Parka.
O óleo extraído da árvore do karité apresenta diversas formas de aplicação. Pode ser usado para cozinhar, na construção e para fins medicinais. Atualmente, a manteiga de karité também pode ser utilizada na indústria dos cosméticos. É um ingrediente muito comum em sabonetes, cremes e máscaras capilares. A manteiga de karité fresca tem o aroma característico das nozes – quando é refinada, a manteiga é totalmente inodora. A sua cor varia de acordo com a consistência e o nível de processamento. Basicamente, a manteiga de karité pode ser armazenadas num local seco e escuro. Outro facto curioso sobre este produto natural é que não se estraga e as suas propriedades curativas resistem durante um ano.
A verdade é que a manteiga de karité contém muitos ingredientes que são extremamente essenciais para a saúde e a beleza. O que se pode obter com este produto? Certamente, uma pele suave, sem rugas, e uma hidratação profunda. A manteiga de karité também acalma irritações e facilita os processos de cura de pequenas feridas e cicatrizes.
De que forma é que a manteiga de karité afeta o cabelo? Em primeiro lugar, fortalece os folículos e alivia as irritações do couro cabeludo. Em segundo lugar, suaviza, hidrata, e deixa os fios mais elásticos. Em terceiro lugar, esta substância natural é capaz de restaurar o brilho e nutrir os fios secos, danificados e quebradiços. Além disso, a manteiga de karité pode ser usada nos tratamentos caseiros de spa. Aqueça uma pequena quantidade de produto nas palmas das mãos e distribua em pelo cabelo ligeiramente húmido. Passados 30 minutos, o cabelo deve ser lavado para que não pareça que está oleoso.