Óleo de jojoba
O óleo de jojoba é extraído das sementes de uma planta perene com o mesmo nome. O método de extração do óleo consiste em pressionar a frio as sementes, sem as refinar. Em geral, o óleo tem uma consistência líquida, uma cor amarela e um aroma ligeiro a nozes. Pode ser armazenado à temperatura ambiente (tem uma consistência líquida) ou no frigorífico (fica com uma consistência sólida). É, contudo, importante, que a embalagem esteja bem fechada. Curiosamente, o óleo de jojoba é edível, mas é indigesto.
A composição do óleo de jojoba é rica em ceras e ácidos gordos insaturados. Devido a estas substâncias em particular, o óleo é muitas vezes usado em cosméticos, pomadas e outros produtos de cuidado ou curativos. O óleo também usado em perfumes.
Apresenta uma ação abrangente – é ideal para o cuidado do corpo e do rosto e também para o cuidado capilar. A sua composição é semelhante à do sebo produto pelo couro cabeludo. É por isso que é tão eficaz a hidratar, reafirmar e nutrir o couro cabeludo. Este produto natural também estimula os processos de renovação das células da pele, que resulta no crescimento acelerado do cabelo. Além disso, uma vez que o óleo de jojoba apresenta ação germicida, este ajuda a combater a caspa e outros problemas do couro cabeludo. Se for aplicado no cabelo, o óleo protege contra a radiação solar, o ar quente e o frio. Durante tratamentos longos e regulares, o óleo fortalece o cabelo, previne a fragilidade e restaura o brilho natural dos fios. Quando é aplicado no couro cabeludo com uma massagem, penetra profundamente nas raízes do cabelo e melhora a condição dos folículos capilares. Pode ser aplicado diretamente no cabelo ou pode ser misturado com máscaras, condicionadores e champôs. O cabelo fica mais fácil de desembaraçar. Atenção ao facto de o produto poder sobrecarregar os fios. É aconselhável que remova o óleo usando um champô sem SLS. Finalmente, o óleo de jojoba pode ser combinado com outros óleos para melhorar a condição do cabelo e do couro cabeludo.