Óleo de rícino
O óleo de rícino é um dos produtos de cuidado capilar mais acessíveis. É extraído das sementes de uma árvore tropical chamada Ricinus communis, mais conhecida como mamona. O processo de extração do óleo apresenta duas etapas – a primeira consiste em pressionar a frio as sementes e a segunda em aquecer todas as substâncias nelas contidas. Este processo de extração é muito moroso porque todas as substâncias tóxicas incluídas nas sementes da Ricinus communis precisam de ser eliminadas. No que toca às características físicas do óleo de rícino, este trata-se de um líquido amarelo que fica mais denso em contacto com o ar. Embora o produto tenha sido usado, há muito tempo, como medicamente no antigo Egito e na Índia, é ainda extensivamente usado nos dias de hoje. Ainda assim, o óleo de rícino não é muito usado para fins de beleza, muitas mulheres beneficiam da aplicação do produto no cabelo. Uma vez que é capaz de conferir brilho aos lábios, o óleo pode ser encontrado na composição de batons e lip glosses. Infelizmente, se for usado por um período mais longo, o óleo pode desidratar a epiderme. Deve ter o mesmo cuidado ao tratar o cabelo com este produto. Por um lado, o óleo de rícino deixa o cabelo brilhante e estimula o crescimento capilar, por outro lado, pode desencadear irritações e fazer com que o cabelo caia excessivamente.
O óleo também pode ser usado como um componente de vários tratamentos de fortalecimento e cuidado capilar. Se o problema é a queda de cabelo, aconselha-se a massajar o produto aquecido no couro cabeludo, a colocar uma touca de duche, e adiar a lavagem com champô para a manhã seguinte. Este tipo de tratamento deve ser realizado uma vez por semana. No que diz respeito aos cabelos secos, danificados e desprovidos de brilho, ou com caspa e pontas espigadas, o óleo de rícino pode ser aplicado em conjunto com outros óleos ou produtos de cuidado. Quando combinado com óleo de oliva, vinagre, petróleo, manteiga de karité, cera de abelhas, ou óleo de jojoba, o óleo pode potenciar os resultados positivos do tratamento.
Melhora significativamente a condição do cabelo. Adicionalmente, confere brilho aos fios baços, impede a queda e as pontas espigadas de uma forma bastante eficaz. O cosmético é capaz de fortalecer os folículos e estimula o crescimento de cabelos novos, especialmente quando é feita uma massagem no couro cabeludo durante a aplicação. Além disso, restaura o brilho, confere suavidade e um aspeto saudável ao cabelo.