Óleo de girassol
O óleo de girassol é um produto amplamente conhecido não só na indústria alimentar mas também na indústria dos cosméticos. É extraído das sementes de girassol, uma planta da América do Sul, que agora cresce em todas as partes do mundo. Geralmente, aconselha-se a armazenar este óleo no frigorífico. Pode ser usado durante três meses depois de aberto. O óleo de girassol apresenta propriedades rejuvenescedoras e regeneradoras.
A sua versão concebida para fins de culinária não é adequada para tratamentos cosméticos. As proporções e concentração de ingredientes é diferente do óleo de girassol cosmético. Além disso, o óleo usado na culinária é refinado, ou seja, é desprovido de quaisquer substâncias nutritivas.
Quando é aplicado no cabelo, o óleo previne a desidratação e o frizz . Hidrata o couro cabeludo, fortalece e nutre as raízes capilares. Deixa o cabelo macio, suave, e brilhante. O óleo é vastamente utilizado na produção de cremes, máscaras e cosméticos de cuidado capilar. Também pode ser adicionado a diversas preparações caseiras. Como preparar um condicionador caseiro com óleo de girassol? O óleo deve ser misturado com óleo de lavanda, azeite e uma colher de mel. A mistura deve ser colocada num frasco de vidro. Armazene o condicionador num local escuro e sem humidade. Aqueça o condicionador num banho de água quente antes da aplicação. Em seguida, esfregue o óleo no couro cabeludo e no cabelo. Passados 30 minutos, a mistura deve ser removida usando um champô delicado. Deixe o cabelo secar ao ar.
O melhor óleo de girassol é aquele que é extraído a frio e, ao mesmo tempo, não é refinado. Porquê? Quando as sementes são aquecidas e quando são submetidas a processos de purificação, a maior parte das vitaminas, minerais, ácidos gordos e outras substâncias nutritivas são simplesmente destruídas. Uma vez mais, é extremamente importante armazenar o óleo num frasco de vidro preto.