Óleo de colza
O óleo de colza é um dos óleos mais saudáveis e utilizados em muitas áreas da vida. Pode ser usado como alternativa ao azeite, especialmente na produção de cosméticos. É extraída das sementes de colza – uma planta que cresce em toda a Europa. Muitas pessoas gostam deste óleo devido à sua ação benéfica no organismo humano e devido à sua composição, que é rica em ácidos gordos.
A sua influência positiva na pele e no cabelo resultou no aumento extraordinário da sua popularidade entre as pessoas que realizam o tratamento soberanamente. O produto pode ser aplicado à noite (e deixado no cabelo durante a noite) ou apenas algumas horas antes da lavagem. Pode ser aplicado em cabelo seco ou húmido. Quando é aplicado em cabelo seco, o óleo facilita o pentear. Em cabelo húmido, o óleo protege-o contra a ação prejudicial do ar quente (produzido pelos acessórios de estilização capilar) e contra a radiação solar. O óleo de colza também repara as pontas, evitando que fiquem desidratadas e espigadas. O mais importante é que este óleo não escurece o cabelo, pelo que pode ser usado por pessoas loiras.
Como funciona o óleo de colza? Devido à presença de ácidos gordos, vitaminas e minerais, o óleo deixa o cabelo brilhante, exuberante e bem hidratado. O óleo de colza também suaviza o cabelo. Se desejarmos restaurar o nível de hidratação do nosso cabelo, é boa ideia aplicar uma porção adicional do óleo logo após a lavagem com champô.
Podemos preparar uma máscara com óleo de colza caseira. Para fazer esse cosmético, misture uma colher de óleo de colza, uma colher de mel e uma clara de ovo. Todos os ingredientes devem ser precisamente misturados e aplicados no cabelo duas horas antes da lavagem. Basicamente, é também boa ideia misturar a máscara capilar caseira com iogurte natural. Recomenda-se que remova o cosmético usando um champô que não inclua substâncias desidratantes como SLS ou álcoois.