Óleo de coco
O óleo de coco é extraído aquecendo e pressionando a polpa branca dos cocos das palmeiras. Pode ser comprado em dois estados da matéria. Quando está sólido, o óleo de coco tem uma cor branca e um aroma agradável a coco. Quando está líquido, possui um tom amarelado característico. Além disso, o óleo de coco é um produto extraordinário pois começa a derreter mal entra em contacto direto com a pele. Isto facilita a rápida absorção e penetração de todas as substâncias nutritivas no interior de todas as camadas da pele.
Em geral, o óleo de coco deve ser aplicado em cabelos secos, rebeldes e baços. O produto contém proteínas que apresentam composição semelhante às moléculas que compõem o cabelo humano. O óleo penetra então nos fios mais rapidamente, uma vez que as substâncias nutritivas são absorvidas mais eficazmente. O óleo de coco pode ser usado como condicionador que deve ser retirado usando um champô delicado. Além disso, este produto natural pode ser misturado com outros óleos ou adicionado a um champô, para melhorar a sua ação. Basicamente, facilita o pentear, quando aplicado em cabelos encaracolados e emaranhados.
O que o óleo de coco tem de especial é o facto de ser capaz de neutralizar os radicais livres – por outras palavras, o óleo mantém o cabelo e a pele com um aspeto jovem. Adicionalmente, apoia o sistema imunitário do organismo, uma vez que ajuda a combater inúmeras doenças do rosto e do corpo.
Quando é usado em tratamentos caseiros, o óleo de coco pode produzir efeitos maravilhosos. Em primeiro lugar, nutre o couro cabeludo e fortalece as raízes do cabelo. Ao mesmo tempo, torna os fios mais saudáveis, uma vez que o crescimento capilar é acelerado. Em segundo lugar, o óleo de coco é capaz de hidratar e restaurar o brilho do cabelo. Como resultado, o cabelo fica mais macio ao toque. O óleo também combate o frizz e eletricidade estática. Em terceiro lugar, este óleo natural ajuda a eliminar a caspa e o sebo produzido pelo couro cabeludo. É também aconselhável a aplicação de óleo de coco quando realiza tratamentos de cabeleireiro com frequência (i.e. permanentes ou colorações). Por fim, graças à aplicação regular do produto, todos os danos futuros na estrutura do cabelo podem ser prevenidos.