Óleo de argão
O óleo de argão é extraído das nozes da Argania spinosa, uma árvore que cresce no norte de África. As nozes da plantas são parecidas com as azeitonas. As cascas das nozes protegem as sementes de formato oblongo, que são a fonte do óleo. O processo de obtenção do óleo de argão é conduzido manualmente, sendo um processo bastante longo e básico. A grande dificuldade está na quebra das cascas. Em suma, a extração do óleo de argão consiste na trituração das nozes e na extração do óleo por pressão. O óleo de argão é um cosmético de cor dourada e o seu aroma é praticamente inexistente.
Devido às suas inúmeras propriedades, o óleo de argão pode ser aplicação de várias maneiras. No máximo, o óleo é usado nas industrias alimentar e cosmética. O óleo de argão alimentar tem uma cor ligeiramente mais escura, um aroma delicado a nozes e, curiosamente, pode ser usado também para hidratar a pele e o cabelo. O óleo de argão, como cosmético, tem, por sua vez, um tom dourado e pode ser usado como um aliado para combater os diversos problemas relacionados com a beleza, como a desidratação. Além disso, o óleo de argão ajuda a regenerar o couro cabeludo e o cabelo e facilita o tratamento de muitos problemas de pele, como a acne. É também importante referir que este óleo oferece proteção contra a radiação solar. Quando pensar em comprar óleo de argão, sugere-se que preste atenção a todas as características acima referidas, assim como a outras indicações inumeradas no rótulo (i.e. data de validade e armazenamento).
Conforme mencionado, o óleo de argão não só melhora o estado do cabelo, como também afeta positivamente a pele do rosto e do corpo. Desempenha um papel importante nos processos de regeneração da pele – por exemplo, é capaz de reduzir as rugas. Adicionalmente, este cosmético natural apresenta características antibacterianas, reduz a produção de sebo, e regula o trabalho tanto das glândulas sebáceas como dos folículos.
O óleo de argão é frequentemente usado como ingrediente enriquecedor nas composições de champôs e condicionadores. A utiização deste óleo é particularmente recomendada para cabelos que estão danificados devido à exposição ao calor durante a estilização ou à aplicação de cosméticos que contêm agentes agressivos (como amoníaco nas colorações). Quais são as outras propriedades do óleo de argão? Ajuda a eliminar a caspa, hidrata, e restaura o brilho dos cabelos extremamente secos. Além disso, previne que as pontas fiquem espigadas e nutre o couro cabeludo. O óleo de argão pode ser aplicado em cabelo seco ou húmido. Cada sessão de tratamento deve durar alguns minutos – é esse o tempo que o óleo de argão deve permanecer no cabelo antes de o retirar com um champô. A aplicação deve ser realizada duas ou três vezes por semana. Quando usado regularmente, o cabelo fica sedoso, nutrido, brilhante e hidratado.